Governo Leite retira projeto do ICMS e corte de incentivos começa a valer nesta quarta-feira

Em meio às providências e consequências da chuvarada no Estado, o governo Eduardo Leite (PSDB) confirmou, no começo da tarde de terça-feira (30), a retirada da Assembleia do projeto de aumento das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de 17% para 19%. 


​ + Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Ele acrescentou que não há “compreensão suficiente para avançarmos esse caminho”. Junto, foram retiradas outras medidas que faziam parteCoube ao chefe da Casa Civil, Artur Lemos, fazer o anúncio. do pacote, chamado de sustentabilidade fiscal. “Não há neste momento ambiente político”, afirmou Lemos, criticando posições contrárias ao aumento do ICMS, que, segundo ele, não têm “compromisso com o futuro”.

 
Como o Estado precisa de receitas para manter a qualidade dos serviços e pagar as parcelas da dívida com a União e os precatórios, frisou o chefe da Casa Civil, o Estado precisa de receita. Ele destacou, ainda, que “os eventos climáticos” que o Estado enfrenta exigirá mais ajuda do governo aos municípios. Diante do cenário financeiro, o plano B entrará em ação: o corte dos incentivos fiscais, a partir de hoje, com reajuste de itens como leite.

 
Como essa medida também é criticada por setores da sociedade, o governo procurou minimizar o impacto com o adiamento do começo do Fator de Ajuste de Fruição (FAF), que estimula compras internas, e o corte de alguns produtos da cesta básica, como frutas, verduras e ovos, para 2025.

 
Com o anúncio da retirada do projeto da Assembleia, o governador Leite amarga a sua segunda derrota no Legislativo gaúcho, já que, em dezembro de 2023, ele tentou aprovar projeto semelhante, com a diferença que a alíquota aumentava de 17% para 19,5%. Pelo jeito, os ventos mudaram, uma vez que até bem pouco tempo, o Piratini emplacava vitórias até as mais duras e antipáticas.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Câmara autoriza prefeitura a pagar aluguel a famílias de áreas de risco Anterior

Câmara autoriza prefeitura a pagar aluguel a famílias de áreas de risco

Morre a mãe do vice-prefeito Rodrigo Decimo Próximo

Morre a mãe do vice-prefeito Rodrigo Decimo

Jaqueline Silveira